domingo, 18 de julho de 2010

Fibromialgia


A fibromialgia é uma síndrome dolorosa generalizada e crônica. Ela é considerada síndrome pois engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição e distúrbio do sono. Em geral a dor vem acompanhada de manifestações como formigamento, irritabilidade, enxaqueca, cólon irritável, pernas inquietas e alterações de humor (com quadros de depressão ou ansiedade)
Por ter essas diversas manifestações clínicas, a pessoa portadora de fibromialgia tem sua qualidade de vida prejudicada e queda do desempenho profissional.
Para o diagnóstico, não existem exames complementares que confirmem o diagnóstico (na maioria das vezes não apresentam alterações), portanto a história clínica do paciente tem que ser muito bem analisada pelo médico. E se preconiza do generalizada por um período maior que três meses e a presença de pontos dolorosos padronizados.


Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais.
Pesquisas têm procurado o papel de certos hormônios ou produtos químicos orgânicos que possam influenciar na manifestação da dor, sono e no humor.
Existe forte predominância do sexo feminino (80 a 90%), com um pico de incidência entre os 30 e os 50 anos, podendo manifestar-se em crianças, adolescentes e idosos.
No tratamento atividades aeróbicas de baixo impacto, como uma caminhada e/ou um trabalho de musculação bem orientado são indicados para os fibromiálgicos, pois aumentam os níveis de endorfinas, melhoram o bem-estar e ajudam no relaxamento. Em alguns casos juntamente com os exercícios é necessário o uso de medicamentos. Técnicas de relaxamente e de respiração também são indicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário