terça-feira, 6 de julho de 2010

Artroplastia Total do Quadril - ATQ

A prótese de quadril substitui a articulação coxo-femural dolorosa, o material utilizado é o polietileno ou cerâmica. Esses componentes são fixados nos ossos com ou sem cimento, dependendo do caso.
As doenças que mais levam a substituição da articulação pela prótese são a Artrose de Quadril e Fraturas do Colo do Fêmur.


Benefícios:
  • Redução da dor na grande maioria dos pacientes;
  • Redução da rigidez articular;
  • Aumento da capacidade e da distância da caminhada;
  • Melhora para realizar as atividades de vida diária.

Riscos:

  • Grande perda de sangue durante a cirurgia;
  • Trombose;
  • Reação a anestesia;
  • Infecção pós-operatória.

Prótese Cimentada: é aquela que é usado o cimento para fixar os componentes cirúrgicos. A mais utilizada é a prótese de Charnley. O acetábulo é de polietileno e a parte femural de liga metálica. É indicada p/ pacientes com idade avançada.


Prótese não cimentada: A prótese é fixada diretamente nos ossos. É indicada para pessoas mais jovens com boa qualidade óssea.


Prótese Híbrida: É utilizado cimento no componente femural apenas.


A cirurgia de prótese de quadril geralmente é bem sucedida e as complicações são raras. A complicação mais comum a longo prazo é a soltura da prótese. O que determina a soltura da prótese são os mesmos fatores que influem na soltura da prótese do joelho.


Pós - operatório


O tratamento no pós-operatório vai variar conforme a idade do paciente, conforme o grau de força da musculatura deste paciente, conforme o cognitivo deste paciente e também conforme o tipo de prótese que foi utlizada.

Mas em geral a fisioterapia inicia no primeiro dia de pós - operatório, com exercícios suaves e algumas orientações, como evitar a adução da perna operada (por exemplo cruzar as pernas, fechar a perna operada, tem sempre que manter uma certa abertura inclusive usar o coxim abdutor), não flexionar o quadril mais que 90º graus (por exemplo, sentar em cadeiras ou camas baixas), realizar por muitas vezes seguidas o exercício de planti e dorsiflexão dos pés (puxar o pé p/ cima e empurrar p/ baixo, com o objetivo de evitar trombos). Ainda no hospital o paciente aprende a andar de andador ou muletas.


Então, no tratamento fisioterapêutico, os objetivos são o ganho de força, mobilidade do membro operado, melhora da marcha, e retorno conforme evolução para suas atividades de vida diária.


Foto: exemplo de exercício de isometria do grupo muscular quadríceps. Este é um dos exercícios que inicia-se ainda na fase hospitalar.





8 comentários:

  1. Olá, gostaria que você falasse mais sobre a artrose no quadril.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá Francielle,
    Registro a minha visita ao Blog FISIOTERAPIA nesta data.
    Um abraço.
    Geraldo Barbosa (Blog 14-F)

    ResponderExcluir
  3. Ada,
    Pode deixar, está anotado o pedido!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. tenho artrose nas duas articulaçois posso fazer as duas ao mesmo tempo ninhadomorais1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Ola Ada, moro em São Paulo e gostaria de saber que tipo de fisioterapia meu pai pode fazer, ele tem 72 anos bem lucido e disposto fez uma cirurgia de quadril (protese não cimentada)a cinco dias, esta super bem, me de umas dicas tambem quanto a alimentação para uma boa calcificação.
    marcotarroco@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. olá ada tenho artrose no quadril, tenho 36 anos, e dois filhos un menino com 5 anos e uma menina com 7 anos descubri este meu problema há ano e meio, e minha amiga malu sobreira me deu o enderese deste blogs, eu pelos meus ixames não tenho a cabeça do femur afectada, mas no inverno pouco fiz só o indespesavel,pois as dores eram muitas, não deixavam quase andar parecia uma pessoa de 90 anos,um peso inorme nas pernas, me desculpa com esta conversa me esqueci de lhe dizer que sou portuguesa, e me chamo maria, e estou já espera de ser chamada para a artroplastia, para o mês que vem, mas agora com o calor me sinto muito melhor, e agora me doi, o joelho, sera que a dor vem da artrose, ou terei artrose tão bem no joelhe, e que meu joelho sò da estalos quando me dobro, me desculpe, pelo incomodo, atè breve, obrigado

    ResponderExcluir
  7. Olá Ada, Boa noite, hoje preciso muito desabafar com alguém, e vi o seu blog através do site no Google, vi também o relato de várias pessoas e pensei por que não falar de mim também pra vc, tenho 44 anos e a 3 anos e meio sinto dores horríveis estou tomando tramal intramuscular para aliviar as dores fortes, disseram que estou com 4 hérnia de disco na coluna e desgastes degenerativos do fêmur, agora mesmo não consigo dormi, acabei de tomar um dryltac de 70mg, pra aliviar é uma amitritilipina, preciso dormir mas a dor não deixa, passei o dia inteiro sem saber o que fazer... ��não estou suportando preciso de ajuda. Gostaria de saber se se alguém pode me indicar uma cirurgia pra colocar a prótese pelo menos pra aliviar, moro em Monte Negro Rondônia e para não está sendo fácil. Sou concursada mas não consegui ainda o auxílio doença, Nem o amparo social pelo INSS, já me negaram 5 perícias médicas.

    ResponderExcluir