quarta-feira, 30 de junho de 2010

CONTUSÕES

Em época de Copa do Mundo nada mais justo do que falarmos das contusões, as famosas contusões dos jogadores de futebol.
As contusões musculares correspondem por cerca de 60 a 70 % das lesões relacionadas à prática de esportes.
As contusões são causadas por uma batida ou pancada que atinge somente partes moles, sem fraturas. As estruturas lesionadas são os músculos, fáscias e ligamentos.

Na região surge uma hiperemia, ou seja, um vermelhidão, dor, edema, e se houver rompimento de vasos sanguíneos surgirá um hematoma.

No momento da lesão é indicado a aplicação de gelo (crioterapia), pois trata-se de uma lesão aguda. A aplicação de gelo deve ser feita por até 48h, com intervalos de no mínimo 1 hora, e a aplicação de gelo deve durar entre 15 e 20 minutos. Associado a isso nessa fase deve ser feito repouso e elevação do membro afetado.

Quando a contusão for de moderada a grave será indicado o uso de muletas para evitar o aumento da lesão.

Na fisioterapia temos alguns recursos como o ultrassom que pode ajudar na estimulação da proliferação celular contribuindo para a recuperação dos tecidos lesados. Além disso, assim que estiver terminando a fase aguda, o fisioterapeuta inicia a recuperação da mobilidade do membro afetado e da força muscular, iniciando assim os exercícios. Vamos progredindo conforme feedback da lesão e do paciente até reiniciar a prática do esporte deste paciente.

Um comentário:

  1. Ola Francielle. Sou Helder Costa, fisioterapeuta. Quero parabenizar-lhe pelo blog. Estou passeando por aqui e com certeza voltarei. As informações são claras, especificas e de fácil entendimento. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir